Pesquisa
Principais temas de pesquisa
- Circuitos neuromórficos
- Sistemas biológicos podem inspirar circuitos que realizam funções cada vez mais complexas e energeticamente eficientes. Nesse contexto, destacam-se as redes neuronais e o aprendizado de máquina. Para viabilizar a implementação desses conceitos é necessário pesquisar e propor novas topologias de circuitos tanto analógicos quanto digitais.
- Transferência sem-fio de energia e dados
- Os dispositivos eletrônicos alimentados remotamente podem sustentar o paradigma da ubiquidade tecnológica, segundo o qual a tecnologia pode estar presente em todo lugar sem ser percebida. Esta tecnologia encontra aplicação nas áreas de cuidados médicos, casas inteligentes, cidades inteligentes, monitoramento ambiental e logística entre outras. Para atingir a ubiquidade é necessário projetar circuitos que superem os desafios da miniaturização, baixo consumo de potência e adaptabilidade. Sendo assim, os principais objetos desta área de pesquisa são os circuitos para o transmissor e receptor de energia sem-fio, os circuitos de comunicação e os acoplamentos indutivos eficientes. Esses circuitos podem ser de natureza analógica, digital ou de radiofrequência.
- Novos paradigmas no projeto de circuitos digitais
- Durante as últimas décadas, a evolução da eletrônica esteve marcada pela redução nas dimensões dos transistores CMOS. Essa redução por sua vez permitiu frequências de relógio cada vez maiores. Não entanto o aumento da frequência levou a limitações por causa da densidade de energia dissipada nos circuitos integrados. Essas limitações, junto com a demanda por circuitos de baixo consumo de potência, deram lugar à necessidade de pesquisar outros paradigmas para a implementação de sistemas digitais, tais como a paralelização e o uso de circuitos assíncronos entre outros.
- Ferramentas de código aberto para o projeto de circuitos integrados
- As ferramentas EDA (Electronic Design Automation) são importantes no projeto de circuitos integrados. Nesse sentido, há um interesse em usar e desenvolver ferramentas de código aberto.
Ver:
http://opencircuitdesign.com
http://ghdl.free.fr
http://ngspice.sourceforge.net